Expresso da Manhã

Pedro Magalhães e o 25 de Abril: “Portugal distingue-se pela negativa por ter muita gente que defende formas de governar não democráticas”

Na semana em que o Expresso e a SIC deram a conhecer o estudo do ICS/ISCTE sobre a relação dos portugueses com o 25 de Abril, o coordenador do estudo, Pedro Magalhães, mostra-se desiludido com a percentagem significativa de inquiridos que preferem um líder forte sem eleições (34%) ou que defendem as decisões mais importantes devem ser tomadas por especialistas e não por políticos (45%)

A saúde, o nível de vida, a educação, a segurança social, são sectores onde mais de dois terços dos portugueses consideram que estão melhor do que estavam no Estado Novo. Mas a justiça, a criminalidade e insegurança ou, sobretudo, a corrupção são áreas que não merecem nota positiva por parte dos inquiridos neste estudo.

Tiago Pereira Santos

Neste podcast diário, Paulo Baldaia conversa com os jornalistas da redação do Expresso, correspondentes internacionais e comentadores. De segunda a sexta-feira, a análise das notícias que sobrevivem à espuma dos dias. Oiça aqui outros episódios: