Mais de 350 mortos e de 3500 presos foi o saldo da semana de violência que abalou em 2021 as províncias de Kwazulu-Natal e Gauteng da África do Sul. O ex-Presidente Jacob Zuma tinha sido detido por um período de 15 meses com acusações de várias ordens, implicando captura do Estado, fraude e desvio de bens públicos.
A guerra de fações dentro do Congresso Nacional Africano, mais conhecido por ANC, o partido no Governo, somada à pobreza de grande parte da população, agudizada pela crise de saúde pública provocada pela covid-19, são peões no tabuleiro que pode voltar a ser palco de insurreição civil.
O jornalista sul-africano Peter Fabricius é o convidado do último episódio do África Agora antes da pausa de agosto. Uma conversa sobre a vida no país mais a Sul de África e sobre as suas relações com a Europa e resto do mundo.
O podcast “África Agora” é da autoria da jornalista Cristina Peres e contou com a edição multimédia de João Luís Amorim e a dobragem de João Diogo Correia.
Tal como acontece com “O Mundo a Seus Pés”, também da secção Internacional do Expresso, o podcast “África Agora” aborda as grandes questões e as mega tendências de interesse global, voltando a análise para o futuro. “África Agora” é um podcast quinzenal e pode ser ouvido no site do Expresso e em qualquer plataforma de podcasts.