Voltaram os ataques em Cabo Delgado, agora já também perto da província limítrofe de Nampula. O grau de violência dos raptos, assassínios, decapitações e da queima destrutiva das aldeias aumentou desde que a guerrilha se instalou há anos no nordeste de Moçambique.
Cabo Delgado é agora cenário do avanço consistente dos insurgentes, que se aproximam perigosamente de Pemba. Apesar da presença das forças de segurança regionais do Ruanda e da África Austral (SADC) mais a norte, e do curto alívio que durou alguns meses, Moçambique parece não ter o controlo da situação.
O convidado deste episódio do "África Agora" é Hizidine Achá, jornalista da STV e do jornal "O País", que reporta a partir de Pemba, a capital da província de Cabo Delgado e a cidade onde procura refúgio quem foge aos ataques dos insurgentes islamistas.
O podcast “África Agora” é da autoria da jornalista Cristina Peres e contou com a edição multimédia de João Luís Amorim.
Tal como acontece com “O Mundo a Seus Pés”, também da secção Internacional do Expresso, o podcast “África Agora” aborda as grandes questões e as mega tendências de interesse global, voltando a análise para o futuro. “África Agora” é um podcast quinzenal e pode ser ouvido no site do Expresso e em qualquer plataforma de podcasts.