A História repete-se

Guerra Civil Americana: quais as raízes do conflito? E o que estava em jogo além da questão da escravatura?

Neste episódio, Henrique Monteiro e Lourenço Pereira Coutinho conversam sobre a guerra que quase dividiu os Estados Unidos em dois países. Ouça o novo episódio de A História Repete-se

Neste episódio, Norte contra Sul: a Guerra Civil Americana (1861-1865), Henrique Monteiro e Lourenço Pereira Coutinho conversam sobre a guerra civil americana, aquela que quase dividiu os Estados Unidos em dois países.
Quais as raízes do conflito? O que estava em jogo para além da questão da escravatura? Quem foram os seus protagonistas e quais as consequências da vitória da União?

A Queda de Richmond, Virgínia, na Noite de 2 de abril de 1865. Esta impressão dramática recria um evento-chave nos últimos dias da Guerra Civil Americana. A capital das Confederações, Richmond, era um centro de distribuição de armas, alimentos e tropas, e a cidade resistiu a repetidos ataques da União antes de capitular oficialmente em 3 de abril de 1865. Uma vez que o general da União Ulysses S. Grant havia tomado Petersburg, Jefferson Davis, o presidente confederado, e o seu gabinete evacuaram Richmond por comboio, instruindo os soldados confederados a incendiar armazéns e pontes quando saíssem. As chamas espalharam-se sem controlo e devastaram a cidade antes de serem extintas pelas tropas do norte depois de a cidade se render.
IMAGO

Um diálogo descontraído em torno da História, dos seus maiores personagens e acontecimentos. 'A História repete-se' não é uma aula, mas quer suscitar curiosidade pelo passado e construir pontes com o presente. Todas as semanas Henrique Monteiro e Lourenço Pereira Coutinho partem de um ponto que pode levar a muitos outros... São assim as boas conversas. Oiça aqui outros episódios:

Tiago Pereira Santos