Exclusivo

Reino Unido

Lisa Bandari, nova embaixadora britânica em Lisboa: “Um em cada cinco investigadores portugueses fora do país está no Reino Unido”

No posto desde janeiro, a representante do rei Carlos III em Portugal falou ao Expresso de iniciativas bilaterais e da normalização em que acredita após os anos tumultuosos da saída do seu país da União Europeia. Lisa Bandari mostra-se ciente das ameaças à democracia, mas confiante na solidez dos valores que guiam uma aliança com mais de 650 anos. Esta é parte de uma entrevista que poderá ler na íntegra na edição semanal de 23 de fevereiro de 2024

Lisa Bandari, embaixadora do Reino Unido em Portugal desde janeiro de 2024
Antonio Pedro Ferreira

Lisa Bandari recebeu o Expresso na embaixada do Reino Unido em Lisboa, cujas rédeas agarrou no passado mês de janeiro, depois dos mais de cinco anos do seu antecessor no posto, Chris Sainty. Soma duas décadas de experiência diplomática, tendo estado ao serviço do Ministério dos Negócios Estrangeiros britânico, do agora extinto Ministério para a Saída da União Europeia, e também da Fundação Aga Khan. A embaixadora assume funções em Portugal num momento de transição política para ambos os países, que terão eleições legislativas em 2024 e veem crescer forças populistas.

Já vive em Portugal há alguns anos. Como veio cá parar?
Vim para Portugal em 2022 por razões familiares. Sinto-me bem cá e tenho dois filhos pequenos que já falam português, aliás, muito melhor do que eu. E Portugal tem sido um país espetacular para o crescimento dos meus. Posso dizer que nunca vi tanta simpatia, paciência e gosto por crianças. Já visitei um pouco o país, mas tenho muito mais para ver.