Exclusivo

Reino Unido

Sunak foi buscar Cameron para guinar ao centro, mas “dia animado na bolha política não faz muita diferença na hora de ir às urnas”

Suella Braverman, controversa ministra da Administração Interna, é substituída por James Cleverly, que deixa a pasta dos Negócios Estrangeiros ao antigo primeiro-ministro David Cameron. É o tudo ou nada de Rishi Sunak, em contagem decrescente para ir a votos.

David Cameron
Carl Court/Getty Images

O Big Ben ainda não tinha tocado as nove badaladas da manhã de segunda-feira e já David Cameron entrava pela emblemática porta do n.º 10 de Downing Street. À hora, já ali estavam muitos jornalistas, que só esperavam o previsível anúncio de demissão de Suella Braverman, agora ex-ministra da Administração Interna.

A especulação começou de imediato e a confirmação não tardou: o antigo primeiro-ministro britânico (2010-16) é o novo ministro dos Negócios Estrangeiros, numa jogada do atual chefe de Governo, Rishi Sunak, que surpreendeu os britânicos. Um vídeo do jornal “The Guardian” dá conta da surpresa dos profissionais da informação. Ocupa a pasta que era de James Cleverly, movido para a Administração Interna.