Exclusivo

Guerra no Médio Oriente

Líder das forças de defesa de Israel diz às tropas que ataques aéreos servem para preparar uma “possível” incursão terrestre no Líbano

O objetivo desta incursão é garantir o regresso dos cidadãos israelitas deslocados do norte do país. Esta informação surge após o embaixador de Israel na ONU ter garantido que o país não estava “ansioso para iniciar uma invasão terrestre”

Equipa de resgate nos escombros de uma farmácia na vila de Akbiyeh, no sul do Líbano
MAHMOUD ZAYYAT/ AFP

O chefe do Estado-Maior General das Forças de Defesa de Israel, Herzi Halevi, informou o exército para “preparar o terreno” para uma possível entrada no Líbano, lê-se numa série de publicações colocadas na rede social X (antigo Twitter). Disse às tropas que os ataques aéreos dos últimos dias têm sido realizados para preparar uma “possível” invasão terrestre.

"Nós atacamos o dia todo tanto para preparar a área para a vossa possível entrada como para continuar a prejudicar o Hezbollah", afirmou o líder das forças armadas durante uma visita às tropas na fronteira com o Líbano.

“Estamos a preparar o processo de manobra, o que significa que as vossas botas militares, as vossas botas de manobra, entram em território inimigo, entram em aldeias que o Hezbollah preparou como grandes postos militares avançados”, disse.