Exclusivo

Guerra no Médio Oriente

Quem eram os seis homens cujos corpos Israel recuperou? Famílias agradecem, mas exigem regresso dos vivos

Durante uma operação realizada esta madrugada, Israel recuperou os corpos de seis reféns, encontrados na região de Khan Younis, no sul da Faixa de Gaza. Benjamin Netanyahu já agradeceu ao exército pelo serviço, mas as famílias dos reféns que ainda estão em Gaza continuam em protesto por um acordo que possa fazer regressar, com urgência, os que ainda estão vivos

Naama Grynbaum/Reuters

Com o Secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, de visita ao Médio Oriente e as negociações prestes a recomeçar no Cairo depois de mais um período de esperança seguida de desilusão, as Forças de Defesa de Israel (IDF) anunciaram esta manhã ter tido sucesso numa incursão realizada a um túnel na Faixa de Gaza, onde encontraram os corpos de seis homens raptados pelo Hamas a 7 de outubro de 2023: Yagev Buchshtab, 35 anos, Alexander Dancyg, 76, Avraham Munder, 79, Yoram Metzger, 80, Nadav Popplewell, 51, e Chaim Peri, 80.

Todos já tinham sido declarados mortos pelas IDF e o exército garantiu que vai agora investigar as causas destas mortes, incluindo a possibilidade de terem sido vítimas de ataques israelitas à área de Khan Younis, que tem sido fustigada por consecutivos bombardeamentos.

Pensa-se agora que 109 dos 251 reféns raptados pelo Hamas em 7 de outubro permaneçam em Gaza. Quantos estão ainda vivos é um dado que não se conhece.