Jaldía Abubakra é cofundadora do movimento de mulheres Al Karama e mentora do movimento Rota Revolucionária Alternativa Masar Badil. Em 2016, integrou a frota Mulheres Rumo a Gaza, que desafiou o bloqueio naval israelita da Faixa de Gaza. Os seus pais foram expulsos de Beersheba em 1948, forçados a refugiar-se num acampamento de Gaza. Foi ali que nasceu Jaldía, há 56 anos, e lá viveu até ter nove. Já Liliana Córdova Kaczerginski é cofundadora da Rede Internacional Judaica Antissionista (IJAN). Nasceu em París há 76 anos, de pais intelectuais judeus comunistas do gueto de Vilna, Lituânia. O pai combateu os nazis durante a II Guerra Mundial. Em 1950 migraram para a Argentina. Terminado o liceu, tomou o Caminho de Sião, como ensina a escola sionista. Chegou a Israel em 1969 e viveu ali 14 anos.
Exclusivo
Liliana Kaczerginski e Jaldía Abubakra: “O genocídio que Israel está a praticar não conseguirá acabar com a resistência palestiniana”
Uma israelita e uma palestiniana que conhecem em primeira mão a realidade que se vive na Palestina, em Israel e nos territórios ocupados deram uma entrevista conjunta ao Expresso. Conhecem-se há anos e admiram-se mutuamente. Fazem uma leitura analítica do conflito que rompe quaisquer estereótipos sobre a incompatibilidade entre árabes e judeus. São amigas e cooperam, cada uma no seu âmbito, em busca de uma paz justa para a região