Exclusivo

Guerra no Médio Oriente

“Em vez de pedir o fim da violência, a Europa empurra Israel para continuar”: Neve Gordon, israelita e professor de direito internacional

É judeu e israelita, mas também é conhecido por se posicionar contra as ações do seu país nos territórios palestinianos. Neve Gordon, professor de Direito Internacional e Direitos Humanos na Queen Mary University de Londres, no Reino Unido, diz que as declarações e ações dos Estados Unidos e de alguns países europeus estão a legitimar Israel a continuar o ataque a civis em Gaza. E explica como se sente a sociedade israelita no momento de iminente ataque por terra àquele território

STRINGER

Autor do livro “A ocupação de Israel”, de 2008, Neve Gordon faz parte de uma minoria que acredita na solução de um só Estado onde todos os cidadãos tenham direitos iguais.

Nesta entrevista ao Expresso, o professor de Direito Internacional, a residir em Londres, diz acompanhar com preocupação a iminente entrada por terra na Faixa de Gaza, pela possibilidade de poder escalar a guerra para um conflito regional do Médio Oriente.

Vê também com maus olhos as declarações dos países ocidentais que se posicionam ao lado de Israel, aceitando o que apelida ser a “desumanização” da população civil palestiniana para legitimar a agressão, como “aconteceu aos judeus no Holocausto”.