Exclusivo

Guerra na Ucrânia

Ucrânia com novo rosto na Defesa para afastar suspeitas de corrupção: quem é Rustem Umerov?

Zelensky nomeou Rustem Umerov, um tártaro da Crimeia, para substituir Oleksi Reznikov, ministro acossado por vários escândalos de corrupção. “Qualquer suspeita de que alguém pode estar a fazer dinheiro às custas do Exército exalta a população”, diz um politólogo à reportagem do Expresso na Ucrânia. Segundo outros analistas, a origem e a experiência do novo ministro também ajudam a alimentar a esperança na reconquista da península anexada ilegalmente pela Rússia

Rustem Umerov
Dogukan Keskinkilic/Anadolu Agency/Getty Images

O Ministério da Defesa da Ucrânia tem uma nova cara: sai Oleksi Reznikov, entra Rustem Umerov. O Presidente do país, Volodymyr Zelensky, justificou este domingo a mudança na tutela com a necessidade de “novas abordagens e novas formas de interagir com o Exército, bem como com a sociedade civil em geral”.

Os escândalos de corrupção que abalaram a Defesa sob Reznikov e o peso simbólico, mas também efetivo, de Umerov na Crimeia, península anexada ilegalmente pela Rússia em 2014, são duas importantes linhas de análise desta substituição.