A União Europeia (UE) está a bloquear todas as plataformas dos meios de comunicação estatais russos, concretamente o canal de notícias RT (Russia Today) e a agência Sputnik na Europa. “Não há lugar no nosso espaço digital para a propaganda de guerra da Rússia”, afirmou esta terça-feira Thierry Breton, comissário europeu, reconhecendo que esta é uma sanção inédita à Rússia em resposta à invasão da Ucrânia. Em causa estão todas as plataformas de comunicação, incluindo satélite e internet.
Já esta manhã, também a Google comunicou que irá bloquear os canais da RT e da Sputnik no Youtube, seguindo o que o Facebook, Instagram e TikTok também fizeram. A RT e a Sputnik fazem parte da máquina de propaganda russa, que disseminam mensagens de apoio à invasão da Ucrânia.
A decisão da Meta, que controla o Facebook e Instagram, foi tomada na segunda-feira e segue-se ao anúncio feito durante o fim de semana, de que iria banir publicidade daqueles meios estatais russos e já tinha removido uma rede de 40 contas falsas, páginas e grupos que publicavam argumentos pró-russos.