França

Mais de dois terços dos franceses foram às urnas e a vitória foi da extrema-direita

O partido liderado por Marine Le Pen quase duplicou o resultado alcançado nas eleições legislativas de 2022, enquanto o partido do atual Presidente francês caiu para terceiro lugar

Reuters/ Yves Herman

O partido de extrema-direita, Reagrupamento Nacional (RN) venceu a primeira volta das eleições legislativas em França, com 33,15% dos votos após uma afluência recorde às urnas. O partido liderado por Marine Le Pen e Jordan Bardella consolidou a vitória já esperada pelas sondagens publicadas ao longo da semana, enquanto o partido do atual Presidente francês, Emmanuel Macron, ficou em terceiro lugar, atrás da Nova Frente Popular (NFP), segundo os dados finais divulgados pelo Ministério do Interior francês.

Com uma afluência de quase 67% dos eleitores às urnas, 75 dos 577 assentos da Assembleia Nacional foram distribuídos após alguns partidos terem assegurado a maioria absoluta em vários círculos eleitorais. O Reagrupamento Nacional (RN, de extrema-direita, de Marine Le Pen e Jordan Bardella) conquistou 37 lugares, a Nova Frente Popular (NFP, plataforma de esquerda que inclui partidos de esquerda radical) elegeu 32 deputados, o Renascimento (do Presidente Emmanuel Macron) alcançou dois lugares, enquanto Os Republicanos (LR) e a união da extrema-direita (que junta LR e RN) conquistaram um lugar cada um. Os candidatos políticos de direita sem filiação partidária obtiveram um deputado. Le Pen já foi reeleita na primeira volta com mais de 58% dos votos no seu círculo eleitoral em Pas-de-Calais, no norte de França.

A coligação de esquerda, Nova Frente Popular, que inclui os socialistas, o partido ecologista, os comunistas e a França Insubmissa, conseguiu 27,99% dos votos, o que assegurou o segundo lugar à frente do Renascimento de Macron, que alcançou 20,83% dos votos. Seguem-se os Os Republicanos (6,57 %), a Direita (3,66 %), os Diversos (1,82%), Esquerda (1,53 %), Centro (1,22 %), Extrema-esquerda (1,15 %), Regionalistas (1,05%), Reconquista (0,75 %) e Direita Soberanista (0,28 %).

Resultados das eleições legislativas na primeira volta em França


Apesar da vitória do partido de Le Pen e Bardella, este resultado indica que o RN pode ficar aquém dos necessários 289 lugares para uma maioria absoluta. As projeções para a segunda volta das eleições legislativas preveem que o partido de Le Pen conquiste entre 230 a 280 lugares da Assembleia Nacional. Um aumento considerável face aos 89 deputados que foram eleitos em 2022. O NFP poderá atingir entre 125 a 165 assentos, enquanto o Renascimento terá entre 70 a 100 deputados.

Após Macron ter convocado eleições face à derrota do seu partido nas eleições europeias, o Renascimento pode perder até 60% dos lugares na Assembleia Nacional. O partido do Presidente francês só conseguiu liderar em 70 dos 577 círculos eleitorais, com dois deputados eleitos em Hauts-de-Seine, nos arredores de Paris, e nas ilhas ultramarinas Wallis e Futuna.

Partido mais votado nas eleições legislativas francesas por região


Enquanto o Emmanuel Macron foi afrontado com a derrota, o partido de Le Pen atingiu o melhor resultado eleitoral na primeira volta de umas eleições legislativas, com uma subida de cerca de 15 pontos percentuais em apenas dois anos.

Votos no partido Reagrupamento Nacional nas primeiras voltas de eleições legislativas em França