Exclusivo

Espanha

Extrema-direita recruta entre os jovens espanhóis: partidos tradicionais “sem soluções para os problemas da habitação e custo de vida”

Fenómeno coincide com outros relacionados, como a exaltação da masculinidade e a negação da violência de género

Jovens apoiantes do partido Vox, em Espanha
Getty Images

Há sinais claros e indícios fiáveis de que a adolescência e a juventude espanholas estão a protagonizar uma deriva ideológica que os leva a engrossar as posições defendidas pela extrema-direita política. Embora este fenómeno não seja exclusivo de Espanha nem alheio às tendências internacionais, sobretudo nas europeias, a preocupação dos dirigentes democráticos e os especialistas em educação é muito alta, devido à rapidez com que se implanta, desconhecida até há relativamente pouco tempo.

Segundo sondagem recente realizada pela empresa 40dB para o diário progressista “El País” e a cadeia radiofónica SER, da mesma empresa de comunicação, se hoje houvesse eleições em Espanha, 24% dos cidadãos dos 18 aos 24 anos votariam no Vox, o partido de direita radical chefiado por Santiago Abascal, e 3% optariam pelo Acabou-se a Festa (SALF), da mesma família ideológica, mas mais extremado.