Exclusivo

Espanha

Juan Bordera, deputado valenciano e jornalista climático: “Ninguém pode dizer que desconhecia o nível de emergência em que nos encontramos”

O político e especialista defende, em entrevista ao Expresso, que o presidente da região de Valência seja afastado e processado. Teme que os interesses imobiliários sequestrem a reconstrução das povoações devastadas pela intempérie

Carros empilhados, estradas alagadas e uma cidade irreconhecível após passagem do DANA
Eva Manez/Reuters

Juan Bordera (Alcoi, Valência, 1984), jornalista climático e deputado independente do grupo Compromisso (esquerda valenciana) no parlamento autonómico, tornou-se um dos mais aguerridos críticos do governo regional de Carlos Mazón, tanto nas suas intervenções parlamentares como nos artigos que escreve em publicações como “The Guardian”. Afirma que o presidente conservador “deveria demitir-se e ser processado pela gestão negligente da DANA”, menção à depressão isolada de altos níveis que assolou a região nas últimas semanas. As suas opiniões marcam pela sua ferocidade e pela forma transparente de se exprimir, mas também por utilizar amiúde valores e dados difíceis de rebater. Autor e editor de livros bem documentados, como “El gran otoño de la civilización” e “El final de las estaciones”, é uma das bestas negras da direita valenciana. A sua preocupação com a mudança climática e os seus contributos para a transformação do modelo social garantem-lhe grande reputação académica.