Exclusivo

Espanha

Regeneração da democracia ou caça às bruxas? Conheça o polémico plano de Pedro Sánchez contra a desinformação

Primeiro-ministro quer alterar leis que regem os direitos à honra e ao bom nome e o financiamento público de meios de comunicação. Críticos associam iniciativa às suspeitas sobre a mulher de Sánchez e temem pela liberdade de informação

Pedro Sánchez diz querer regenerar a democracia, mas os críticos afirmam que o que pretende é amordaçar a imprensa
OSCAR DEL POZO/Getty Images

O Governo espanhol empreendeu uma espécie de cruzada contra a proliferação de boatos e notícias falsas nos meios de comunicação, sobretudo no âmbito digital. O primeiro-ministro Pedro Sánchez anunciou esta quarta-feira, no Parlamento, um conjunto de medidas de “regeneração democrática” que incluem novas regras sobre liberdade de expressão, a serem desenvolvidas a partir de setembro.

O socialista procura o maior consenso possível com as demais forças políticas. Segundo Sánchez, esta iniciativa incluirá leis sobre direito à honra, retificação, sigilo profissional dos jornalistas ou distribuição de publicidade institucional. Associações de jornalistas já alertaram para os riscos que estas políticas regulatórias implicam para a garantia da liberdade de expressão e de informação dos cidadãos.