Exclusivo

Espanha

Eleições: “como na Catalunha nada é o que parece, o separatismo teme e deseja que Espanha seja governada pelas direitas”

Subida da direita ao poder travaria todos os avanços obtidos pelo socialista Pedro Sánchez na redução das tensões políticas. Por outro lado, daria desculpa aos separatistas mais radicais para reativarem a luta pela secessão

Campanha da Esquerda Republicana da Catalunha para as legislativas espanholas de 23 de julho: o líder do partido, Oriol Junqueras; a dirigente fugitiva Marta Rovira (no ecrã); o presidente do governo regional catalão, Pere Aragonès; o líder parlamentar no Congresso dos Deputados, Gabriel Rufián; e a governante regional Teresa Jordà
Lorena Sopena/Europa Press/Getty Images

Os partidos políticos catalães, sobretudo os de orientação ultranacionalista, anteveem um cenário pouco sedutor no pós-eleições de domingo, 23 de julho. Num contexto de queda lenta, mas permanente, das intenções de voto nos independentistas, um triunfo do Partido Popular (PP, centro-direita) em Espanha, deixa os separatistas em estado de alerta. Obrigá-los-ia a adaptar as suas estratégias a uma situação de clara hostilidade em Madrid.

Segundo as últimas sondagens, o Partido dos Socialistas da Catalunha — PSC, centro-esquerda, sucursal catalã do Partido Socialista Operário Espanhol do primeiro-ministro Pedro Sánchez — será o mais votado na região nas legislativas antecipadas. Conquistará 16 a 18 assentos no Congressos dos Deputados, onde hoje tem 12.

Os dados do Centro de Estudos de Opinião (CEO), organismo dependente do governo regional, confirmam a tendência de queda das forças independentistas. A Esquerda Republicana da Catalunha (ERC, que lidera o executivo catalão), terá 8 a 10 lugares no Parlamento nacional, onde agora tem 13; o partido do ex-presidente Carles Puigdemont, Juntos pela Catalunha (JxC), aspira a 7 a 9, face aos atuais 8; e a Candidatura de Unidade Popular (CUP, extrema-esquerda independentista) tanto pode manter os 2 que tem como perder 1 ou ficar sem representação.