Exclusivo

Europa

As três razões para adorar Portugal e Trump como o abanão de que a Europa precisa, segundo o primeiro-ministro da Albânia

O pretexto era a adesão do país dos Balcãs Ocidentais à União Europeia, mas Edi Rama falou do acordo com Itália sobre migrações, elogiou Mourinho, Costa e a arquitetura portuguesa e explicou os benefícios de um segundo mandato de Trump. Pelo caminho, jurou morrer de amores pela UE, mas não deixou de dar algumas alfinetadas: “É mais fácil prever como se vão comportar 27 crianças do que 27 países europeus”

Edi Rama, primeiro-ministro da Albânia
Albanian Government, Council of Ministers

“Queremos desesperadamente fazer parte dessa união. Mas, com a União Europeia, nunca se sabe.” Vestido de negro integral e com ténis cinzentos, o primeiro-ministro da Albânia, Edi Rama, recebeu esta quarta-feira um grupo de jornalistas portugueses para falar sobre o processo de adesão do país dos Balcãs Ocidentais à União Europeia (UE).

No seu gabinete em Tirana, a capital, o chefe do Governo justificou ainda o acordo de externalização de migrantes assinado com Itália. Rama enumerou “as três razões por que adora Portugal” e explicou por que motivo “Trump foi o melhor que podia acontecer à Europa”.