Exclusivo

Eleições americanas 2024

“Deus poupou a minha vida para salvar a América”: Trump celebra vitória nas presidenciais americanas

A contagem dos votos ainda prossegue, mas os dados provisórios indicam que o magnata nova-iorquino voltará à Casa Branca. O triunfo, por agora apenas confirmado pela Fox News, poderá mesmo ser retumbante, alastrando aos sete estados-chave - Arizona, Nevada, Geórgia, Carolina do Norte, Pensilvânia, Michigan e Wisconsin

Donald e Melania Trump
Brian Snyder/Reuters

O candidato republicano às presidenciais dos Estados Unidos, Donald Trump, falou ao país por volta das 2h30 (7h30 em Portugal continental) e reivindicou vitória. Com os estados da Geórgia e da Carolina do Norte conquistados e um previsível triunfo na Pensilvânia, uma maioria de 270 delegados do Colégio Eleitoral estarão assegurados - num total de 538.

Tal como o arquiteto do trumpismo, Steve Bannon, avançara ao Expresso na terça-feira, Trump antecipou-se à confirmação oficial e reclamou “a maior conquista da História”. A rival democrata, Kamala Harris, fará uma comunicação durante esta quarta-feira.