Exclusivo

Eleições americanas 2024

Da felicidade de Netanyahu às memórias de Marcelo, passando pelo telefonema de Macron e Scholz: assim reagiram 24 líderes à vitória de Trump

A vitória de Donald Trump nas presidenciais norte-americanas desencadeou reações rápidas por parte de líderes internacionais. Quase todas parecem saídas de um guião que prevê ansiedade em voltar a trabalhar com Trump, desejos de cooperação e votos de estabilidade no mundo. Três líderes trataram Trump como um “amigo”

Em Nova Iorque, no fim do dia eleitoral, escutava-se Donald Trump, quando ainda decorria a contagem dos votos
Fatih Aktas / Anadolu / Getty Images

Uns genuinamente felizes, outros interiormente preocupados, vários líderes internacionais não esperaram pela divulgação dos resultados oficiais das eleições norte-americanas para parabenizar Donald Trump pela sua reeleição.

Uma das personalidades mais rápidas, e possivelmente das mais preocupadas, a reagir foi o Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky.

“Parabéns a Donald Trump pela sua vitória eleitoral impressionante! Recordo a nossa grande reunião com o Presidente Trump em setembro, quando discutimos em detalhe a parceria estratégica Ucrânia-Estados Unidos, o Plano de Vitória e formas de pôr fim à agressão russa contra a Ucrânia.”