Exclusivo

Eleições americanas 2024

“Nunca diria que o povo americano é estúpido”, Trump é que fala do “inimigo cá dentro”: a entrevista de Kamala Harris à Fox News

Em meia hora de conversa no canal pró-republicano, a vice-presidente atacou o adversário como alguém que “não quer fazer parte de soluções”. Prometendo “virar a página” da retórica agressiva de Donald Trump, defendeu a administração Biden e prometeu apoio inquebrantável a Israel

Kamala Harris deu a entrevista na Pensilvânia, onde participou num comício com republicanos, sob o mote “o país à frente do partido”
Anna Moneymaker/Getty Images

Combativa, quase sempre calma, mesmo quando irritada, Kamala Harris deu uma entrevista ao canal conservador Fox News, esta quarta-feira, durante a qual falou mais de Donald Trump do que do programa com que se apresenta às presidenciais dos Estados Unidos. A candidata democrata defendeu as suas propostas e o currículo da presidência de Joe Biden, de quem é vice-presidente, e por vezes teve de se impor a um entrevistador, Brett Baier, empenhado em escrutiná-la, como cabe a um jornalista que entreviste um político poderoso.

Confrontada, desde o começo, com as declarações de uma mãe que perdera uma filha, vítima de criminosos que entraram ilegalmente no país, e que por isso responsabiliza a política do Governo cessante, Harris reagiu: “Lamento muito a sua perda. Sinceramente”. E passou logo ao ataque. Recordou que uma proposta de lei bipartidária foi travada no Congresso pelos republicanos, por ordem de Trump, “um indivíduo que não quer fazer parte de soluções”, uma vez que “prefere concorrer à boleia de um problema do que resolver esse problema”.