Exclusivo

Eleições americanas 2024

Kamala Harris contra Donald Trump: como enfrentar um ‘bully’ com um detetor de teorias de conspiração

O debate entre os candidatos à presidência suscitou entusiasmo na equipa democrata e resignação no campo republicano. Até indefetíveis do trumpismo elogiaram a “fibra” da vice-presidente. Um texto que é uma análise ao momento das campanhas e que começa num bar chamado Black Sheep, onde homens e mulheres dos dois lados da barricada se sentaram para ouvir Harris e Trump ao sabor de chicken wings e cerveja

Kevin Dietsch

Hadley Duvall foi violada pelo padrasto aos 12 anos. Residente no Kentucky, conseguiu abortar sem dificuldade, situação que pode alterar-se para futuras vítimas do mesmo crime, caso o republicano Daniel Cameron vença as eleições para governador naquele estado interior. No próximo dia 5 de novembro realizam-se as presidenciais americanas, assim como outros sufrágios e referendos locais.

“Todos os que acham que não deve haver exceções, mesmo em caso de violação ou incesto, jamais conseguirão colocar-se na pele das vítimas”, insistiu a jovem à medida que recordava a tragédia vivida há dez anos. “Esta mensagem é para ti, Daniel Cameron, e para o líder do teu partido, Donald Trump. Dizer a uma menor que deve ter a criança, fruto da violação do padrasto, é impensável. Decidi falar porque mulheres e raparigas precisam de ter opções. Daniel Cameron e Donald Trump acreditam que não.”

A mensagem, transmitida repetidas vezes nos espaços publicitários televisivos, foi paga por um dos grupos que apoiam a candidatura da democrata Kamala Harris à Casa Branca. Terça-feira à noite nos Estados Unidos (madrugada em Portugal Continental), durante as horas que antecederam o debate entre Harris e Trump, multiplicaram-se os anúncios daquele tipo, numa espécie de preparação para o evento principal.

A aposta forte da equipa da vice-presidente dos Estados Unidos resulta da robustez financeira. Só no mês passado, amealhou 361 milhões de dólares (327 milhões de euros), o mês mais lucrativo de sempre de um candidato presidencial. Cerca de um milhão de pessoas contribuíram pela primeira vez.