Exclusivo

Eleições americanas 2024

“Diplomacia preventiva”: Netanyahu visita o centro do poder dos EUA, sem esquecer Trump

O primeiro-ministro de Israel terminou a viagem aos Estados Unidos com uma visita a Donald Trump, com quem não estava desde que o republicano saiu da Casa Branca. Este reencontro, a menos de quatro meses das eleições presidenciais, é o culminar de “uma jogada de diplomacia preventiva” de Benjamin Netanyahu com a qual conseguiu fragilizar um Partido Democrata dividido relativamente à questão israelo-palestiniana

Apoiante de Donald Trump não esquece Israel
Marco Bello / Reuters

Na última etapa da visita de quatro dias aos Estados Unidos, o primeiro-ministro de Israel esteve com Donald Trump, no resort de Mar-a-Lago, na Florida. Em Israel, a demora de Benjamin Netanyahu regressar a casa, e a um país em guerra — tendo ele partido já na segunda-feira — provocou reparos.

Por causa desse encontro, que aconteceu esta sexta-feira, a viagem de volta de Netanyahu só poderá realizar-se no sábado à noite. “Como não é possível voar no Shabat [dia de descanso para os judeus], a comitiva regressará a Israel imediatamente no final do Shabat”, esclareceu o gabinete do primeiro-ministro.

O Shabat começa ao pôr do Sol de sexta-feira e termina ao pôr do Sol de sábado.