Exclusivo

EUA

De Musk à Alt-Right, o assassínio de política do Minnesota é ensombrado pelas conspirações

A violência contra políticos americanos é fenómeno frequente e que hoje gera “novelas conspiratórias”, uma camada negra adicional num ambiente marcado pelo ódio. Voltou a acontecer, com a morte de uma democrata que era membro da Câmara dos Representantes do Minnesota e do seu marido este fim de semana

Altar improvisado em memória da política assassinada Melissa Hortman e do seu marido, Mark, em St. Paul, Minnesota
Steven Garcia/Getty Images

Baleados 15 vezes, John e Yvette Hoffman irão sobreviver após internamento de urgência e várias cirurgias. Senador estadual do Minnesota, John terá uma recuperação mais demorada. Mesmo assim, sobreviverá à ira de um atirador, que, no passado sábado, assassinou Melissa Hortman, speaker da Câmara dos Representantes daquele estado, e o marido, Mark.

Disfarçado de polícia, Vance Boelter espalhou o pânico naquele território do interior, munido de uma lista com dezenas de políticos democratas a abater — visitou a residência de seis naquele dia, confrontando dois — e um número indeterminado de instituições a destruir, incluindo clínicas onde se realizam abortos. Na madrugada desta segunda-feira, a jornada do antigo emissário evangélico e dono de uma empresa de segurança chegou ao fim, após detenção.