Exclusivo

EUA

A esgotar comícios por todo o país, Bernie Sanders e Alexandria Ocasio-Cortez tentam despertar a América anti-Trump

O veterano senador e a congressista democrata andam numa roda-viva, em atos políticos por todo o, país em nome do combate à oligarquia e às tendências autoritárias da Administração. E se o octogenário Sanders já colocou um ponto final nas suas ambições presidenciais, para a deputada de ascendência porto-riquenha, estas ações podem funcionar como rampa de lançamento

Alexandria Ocasio-Cortez e Bernie Sanders, a 20 de março, num comício em Tempe, no estado do Arizona
REBECCA NOBLE / REUTERS

Quase meio ano após as eleições presidenciais nos Estados Unidos, o Partido Democrata tarda em recompor-se do violento knock-out que sofreu. Além de perder a Casa Branca, saiu derrotado no voto popular e é minoritário nas duas câmaras do Congresso.

Os inquéritos de opinião revelam que a taxa de aprovação do Partido Democrata — que deu aos Estados Unidos Presidentes tão emblemáticos como Franklin D. Roosevelt, John Fitzgerald Kennedy ou Barack Obama — está num nível historicamente baixo. Nos últimos dois meses, um intenso programa de comícios realizados em vários estados tem procurado agitar as águas e tirar os cidadãos da letargia.

“Ao longo das próximas semanas, estarei a viajar para ter discussões reais por toda a América sobre como avançar para enfrentar os oligarcas e os interesses corporativos que têm tanto poder e influência neste país”, anunciou o senador Bernie Sanders, o principal dinamizador da Fighting Oligarchy Tour (Tour de Combate à Oligarquia).