Exclusivo

EUA

“Numa luta de bar não há regras, e os democratas ainda estão a lutar boxe”: a forma como Trump comunica em metáfora

Jessica Roberts, que se especializou no estudo da comunicação e jornalismo nos Estados Unidos, afirma que “as teorias da conspiração circulam mais ampla e fortemente na direita do que na esquerda”, e estabelece uma comparação entre a forma como Donald Trump e a sua administração comunicam e a transmissão mais escrupulosa das mensagens dos democratas, que os enquadra como “menos autênticos”. Em entrevista ao Expresso, a investigadora reflete sobre o crescente papel das redes sociais no seu países, que deixaram de ter fact checkers, numa aproximação dos milionários das redes ao Governo

Donald Trump
Andrew Harnik

“As mentiras são criadas em segundos e circulam dez vezes mais. São muito mais interessantes e atraentes.” Mas os seres humanos também funcionam “um pouco como os algoritmos, em resposta a incentivos”. Em entrevista ao Expresso, Jessica Roberts, professora da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa, cujas áreas de especialização são o estudo da comunicação e jornalismo nos Estados Unidos, explica o que está a acontecer à comunicação social americana, mas também aos conteúdos propagados nas redes sociais.

Roberts admite que haverá um recuo ao nível da liberdade de imprensa, e argumenta que é este o momento certo para “lutar” e tentar travá-lo. Nesta entrevista, a investigadora reflete sobre a relação da administração Trump com os media e a liberdade de imprensa, nomeadamente com a revisão das credenciais dos jornalistas com acesso à Casa Branca.