Exclusivo

EUA

Estados Unidos registaram centenas de ataques armados em 2023: será a posse de armas um tema central nas presidenciais americanas?

Em menos de duas semanas, os Estados Unidos registaram sete ataques de grande escala com armas de fogo. Apesar da aproximação das eleições presidenciais nos Estados Unidos, o analista Germano Almeida não antecipa que o tema seja dominante. “Biden também sabe que precisa de ganhar em estados onde essa questão está longe de ter um apoio maioritário", observa

Aitor Diago

De acordo com o ‘Gun Violence Archive’ (arquivo sobre violência com armas), no ano passado houve 657 ataques de grande escala com armas de fogo nos Estados Unidos, o que representa um aumento em comparação aos 645 detetados em 2022. A base de dados considera que se trata de um ataque em larga escala quando pelo menos quatro ou mais pessoas (excluindo o atirador) são atingidas ou mortas.

E se o novo ano arrancou com legislação nova para controlo do acesso a armas de fogo em vários estados americanos, há sinais de que a violência vai continuar. Só em 2024, já houve sete casos de ataques em grande escala, distribuídos pela Califórnia, Louisiana, Missouri, Iowa, Alabama e Flórida. Há registo de cinco mortos e 34 feridos.