EUA

Quem é e o que se sabe sobre o atirador que fez dois ataques no nordeste dos EUA?

Pelo menos 18 pessoas perderam a vida em dois ataques. Quatro perguntas para perceber o que aconteceu esta quarta-feira nos Estados Unidos

JOSEPH PREZIOSO

Onde foram os ataques?

Os ataques ocorreram, esta quarta-feira à noite, no estado norte-americano de Maine, no nordeste dos Estados Unidos. Os disparos deram-se em dois locais da cidade universitária de Lewiston: numa pista de bowling (primeiro ataque) e num restaurante (segundo ataque).


O primeiro ataque iniciou-se às 19h locais (meia-noite em Portugal continental) no salão de bowling Sparetime Recreation, na zona norte da cidade. O segundo ataque aconteceu minutos depois, no restaurante Schemengees, na zona sul.

Depois dos ataques, as cidades de Lewiston, Lisbon e Bowdoin adotaram algumas medidas de contenção. A população das cidades foi aconselhada pelas autoridades a manter-se em casa. As autoridades também pediram às escolas que se mantivessem encerradas. Além disso, algumas lojas mantiveram-se fechadas ao longo do dia, como é o caso de algumas das lojas da cadeia Hannaford Supermarkets. “No interesse da segurança dos nossos clientes e associados, as seguintes lojas Hannaford localizadas na área imediatamente afetada permanecerão encerradas até novo aviso: Auburn; Brunswick (Cooks Corner); Brunswick (Elm Street); Gray; Lewiston; Mechanic Falls; Topsham; Turner e Yarmouth”, lê-se num comunicado publicado no Facebook.

Quem é o suspeito dos ataques?

O suspeito dos ataques ainda não foi capturado. Chama-se Robert Card e tem 40 anos. Segundo as redes sociais da polícia de Maine, Card tem na sua posse uma arma semiautomática do tipo AR-15. Robert Card é um instrutor de armas e militar na reserva.

“Card está armado e é perigoso”, lê-se na página de Facebook das autoridades de Maine. “Se for visto, as pessoas não devem aproximar-se de Card ou estabelecer contacto com ele. A ordem de abrigo no local mantém-se em Lewiston”, continua o comunicado.


Na cidade de Lisbon foi encontrado um “veículo de interesse” e, por isso, as pessoas foram aconselhadas a ficar em casa. Vários agentes estão a participar na operação policial, incluindo o FBI e a ATF. A polícia de Androscoggin divulgou, segundo a Lusa, fotografias do suspeito. Estas mostram um homem branco, de camisola castanha e calças azuis-escuras, armado com uma espingarda semiautomática.

Segundo o The Washington Post, foi emitido um mandado de captura para o suspeito Robert Card. O suspeito está a ser acusado de, pelo menos, oito homicídios.

Uma fonte policial, adiantou, ainda, que Card teve problemas do foro mental este ano.

Quantas pessoas morreram?

Pelo menos 18 pessoas nos ataques desta quarta-feira. Além dos 18 mortos já confirmados, há ainda 13 feridos a registar.

Apenas oito vítimas foram identificadas — motivo pelo qual o suspeito é, para já, acusado de oito homicídios. As autoridades estão a trabalhar para identificar as restantes vítimas mortais.

Lewiston é conhecida por ser violenta?

Não. Esta era uma cidade conhecida pela sua diversidade e qualidade de vida. Em 2017, a revista Forbes nomeou Lewiston como um dos melhores sítios para passar o tempo da reforma.

Lewiston tem cerca de 38 mil habitantes e é a segunda maior cidade do estado Maine. Segundo o The Washington Post, esta era uma cidade conhecida por ter uma baixa taxa de crimes violentos.