EUA

Advogados de Trump marcaram o hotel errado e acabaram num parque de estacionamento entre uma sex shop e um crematório

A revolta com a derrota não escolhe lugar. Rudy Giuliani, advogado do ainda Presidente dos Estados Unidos, deu uma conferência de imprensa em tom de desabafo e alerta num local inusitado. Chamava-se Four Seasons, mas não era o certo

MARK MAKELA

A conferência de imprensa era importante, o momento era determinante, mas o cenário escolhido foi um equívoco. O estacionamento de uma empresa de paisagismo da Filadélfia, entalada entre um crematório e uma sex shop, serviu de palco para as declarações pós-eleitorais de Rudy Giuliani, ex-mayor de Nova Iorque e atual advogado de Donald Trump.

Na manhã de sábado, enquanto o ainda Presidente dos Estados Unidos jogava golfe e continuava a acusar pelas redes sociais os democratas de terem conseguido a eleição de Joe Biden através de processos fraudulentos, Trump fez saber através de um tweet, que foi posteriormente excluído, segundo o jornal britânico "The Guardian", que o tema seria abordado numa “grande coletiva de imprensa” no Four Seasons, na Filadélfia.

Rapidamente a declaração foi alterada, revelando então que o local da conferência de imprensa não era um luxuoso hotel Four Seasons, mas sim na Four Seasons Total Landscaping, um negócio suburbano de paisagismo, entre um crematório e uma loja para adultos nos arredores da cidade.

Rudy Giuliani acabou por prestar declarações no estacionamento do centro de jardinagem no que o jornal "USA Today" classificou de “parque industrial”. Reiterou as alegações de fraude eleitoral, voltando, contudo, a não apresentar quaisquer provas das afirmações. O assunto não passou despercebido e foi alvo de vários comentários irónicos nas redes sociais. Mas a equipa de Trump não desarmou: disse o que tinha a dizer até ao fim, independentemente da paisagem.