Exclusivo

EUA

EUA 2020. Pela Estrada Fora #20: Incógnitas na política externa, padres nas urnas e psiquiatras afastados da campanha

Trump e Biden não são falcões de guerra, mas também ninguém sabe ao certo se são pombas da paz. Olhamos para isso neste “Pela Estrada Fora”, bem como para as composições do governo que aí pode vir. Damos um salto ao Wisconsin, onde Biden disparou nas sondagens, e ao Ohio, onde haverá métodos pouco ortodoxos para manter a calma nas assembleias de voto. E explicamos o que é a “Regra Goldwater”, que se volta a discutir agora

Drew Angerer/Getty Images

Cátia Bruno

Estamos em contagem decrescente para a eleição que pode afetar tudo o mundo. Sim, é um cliché: quando a América espirra, o mundo constipa-se; e durante muitos anos a atuação dos Estados Unidos no plano internacional valeu-lhe o epíteto de “polícia do mundo”. A verdade é que, independentemente do que achemos das diferentes políticas dos presidentes norte-americanos, a sua influência — quer política, quer social — reverbera por todo o globo. E, por isso, neste “Pela Estrada Fora” vamos abordar um tópico de que pouco se tem falado na campanha: quais são as ideias dos candidatos para a política externa dos EUA?

Na semana passada, a CBS emitiu entrevistas a Donald Trump e Joe Biden no seu programa ‘60 Minutos’ onde colocou a seguinte questão a ambos os candidatos: “Qual acha que é a maior ameaça externa aos Estados Unidos neste momento? Trump respondeu, sem hesitar, “a China”. Biden optou por uma resposta mais redonda, mas acabou por dizer “a Rússia”, reconhecendo, porém, que a China é “o maior concorrente” dos norte-americanos.