Exclusivo

EUA

EUA 2020. Pela Estrada Fora #2: Trump tirou a máscara (e depois deitou fora as luvas)

A campanha foi brevemente interrompida pela covid-19, mas já está de volta. Com o Presidente a partir mais cedo do hospital, Biden partiu para o ataque — e Trump logo reagiu com o anúncio da suspensão das negociações para o pacote de alívio económico. Mike Pence e Kamala Harris preparam-se para o antecipado debate entre candidatos à vice-presidência. Pelo meio, recordamos ainda a história de um Presidente tratado com brandy e óleo de castor e de uma outra epidemia americana para lá da covid-19. Boa viagem com o “Pela Estrada Fora”, que continuará a acompanhar a campanha para a eleição presidencial até 3 de novembro

Trump faz uma saudação no regresso à Casa Branca, após a hospitalização no Hospital militar Walter Reed
The Washington Post

Cátia Bruno

Donald Trump saiu do hospital na noite de segunda-feira, para regressar a uma Casa Branca “fantasma”, com o menor número de pessoas possível à sua volta — mas que, mesmo assim, já fez com que vários funcionários fossem colocados em quarentena. Trump surgiu à janela e, perante as câmaras, tirou a máscara que trazia na cara. O que, a acompanhar o tweet que tinha feito horas antes a pedir aos norte-americanos para não deixarem a covid “dominar” as suas vidas, foi o equivalente a tirar as luvas. Trump está de volta e tenciona regressar ao combate político: retratando o seu embate com a doença como algo de ligeiro, pode assim reforçar a ideia de colocar o foco mais na economia do que no combate ao vírus. A campanha está de volta — se é que alguma vez parou de facto ao longo destes três dias.

Joe Biden e a sua equipa decidiram suspender os anúncios televisivos com ataques a Trump enquanto este esteve internado, mas fica a dúvida sobre se irão regressar, agora que o Presidente já está em casa. Certo é que na noite de segunda-feira, numa paragem de campanha em Miami, Biden aproveitou para tirar também as luvas e deixar o tom mais conciliatório para trás: “Penso que uma pessoa que contrai o vírus depois de ter dito que as máscaras não interessam e que o distanciamento social não interessa é responsável por aquilo que lhe acontece”, desferiu. “As máscaras importam”, reforçou, para contrair a ideia do tweet do Presidente.