Internacional

Ator de 'Prison Break' assume homossexualidade em protesto

Ator norte-americano Wentworth Miller assumiu ser gay, em protesto contra a nova lei russa que limita os direitos dos homossexuais.

Primeiro saiu da prisão, depois saiu do armário. O ator norte-americano Wentworth Miller, mais conhecido como 'Michael Scofield', a personagem principal da série 'Prison Break', assumiu-se hoje como homossexual, em resposta a uma lei russa que está a criar polémica mundial por limitar os direitos dos gays.

O anúncio de Wentworth Miller surgiu em forma de carta (veja na íntegra no final do texto), divulgada pela GLAAD (Gay & Lesbian Alliance Against Defamation, organização de defesa dos direitos dos homossexuais) e enviada pelo ator ao festival de cinema de São Petersburgo, que o tinha convidado para o evento. 

"Agradeço o convite amável. Como alguém que já visitou a Rússia no passado e que tem história familiar relacionada com o país, ficaria muito feliz por aceitá-lo. Contudo, como homem gay, tenho de recusá-lo", escreveu o ator.

"Estou profundamente perturbado pela atitude e pelo tratamento que o Governo russo tem dado aos homens e mulheres homossexuais", explicou. "A situação não é aceitável de forma alguma e não posso, em consciência, participar num evento de celebração organizado por um país onde pessoas como eu vêem limitado o seu direito básico de viver e amar livremente".

"Talvez, quando e se as circunstâncias melhorarem, possa ser livre de fazer outra escolha. Até então", despede-se o ator na missiva endereçada a Maria Averbakh, diretora do festival.

A Rússia aprovou recentemente uma nova lei que proíbe a "propaganda homossexual" e contempla pesadas multas para as pessoas que forneçam informação sobre a homossexualidade a menores de 18 anos. O país liderado por Vladimir Putin também proibiu a adoção de crianças russas por parte de homossexuais estrangeiros e de solteiros provenientes de países onde são legais os casamentos entre pessoas do mesmo sexo. 

A carta de Wentworth Miller (em inglês):
A carta enviada por Wentworth Miller