Exclusivo

África

“Queremos uma Macaronésia do conhecimento”, diz o primeiro-ministro de Cabo Verde

Gosta de falar de números, da digitalização aplicada ao desenvolvimento e de projetos que contribuam para reduzir a dependência de Cabo Verde em termos alimentares, hídricos e energéticos. Chama-se Ulisses Correia e Silva, tem 61 anos, é gestor de formação e primeiro-ministro de Cabo Verde desde 2016. Se quer saber o que é a Macaronésia do conhecimento, este texto conta-lhe (quase) tudo

Ulisses Correia da Silva PM de Cabo Verde
Antonio Pedro Ferreira

“Estamos a trabalhar para implementarmos o conceito de Macaronésia do conhecimento”, diz Ulisses Correia e Silva – de passagem por Lisboa – em entrevista ao Expresso.

Depois de ler esta afirmação do chefe de Governo de Cabo Verde, o leitor mais distraído pensa ‘onde é que já ouvi alguém falar em Macaronésia?’. Pois bem, a Macaronésia tem mesmo o significado que está a recordar: é o nome dado à região biogeográfica que reúne vários arquipélagos situados no Atlântico Norte, e que ficam perto dos continentes europeu ou africano.

Falamos pois dos Açores, Madeira, Canárias e Cabo Verde, e o primeiro-ministro do único país independente deste conjunto de quatro arquipélagos explica tudo sobre a “Macaronésia do conhecimento”.