Internacional

Nove mortos em atropelamento em massa num festival no Canadá

Incidente aconteceu durante um festival de cariz anti-colonialista em Vancouver. Autoridades ainda estão a contabilizar o número total de mortos. Suspeito tem antecedentes criminais

Chris Helgren

Nove pessoas morreram devido ao atropelamento por um condutor que embateu no seu jipe preto contra uma multidão num festival de rua, este sábado, em Vancouver, no Canadá. “Até ao momento, podemos confirmar que nove pessoas morreram depois de um homem ter atravessado uma multidão no Festival Lapu Lapu de ontem à noite. Os nossos pensamentos estão com todas as pessoas afectadas por este trágico incidente”, publicou a polícia de Vancouver na Internet. “O condutor está sob custódia”.

O incidente ocorreu pouco depois das 20 horas, no centro da cidade, quando membros da comunidade filipina se reuniram para celebrar o Lapu Lapu Day, um festival que evoca um líder anti-colonial filipino do século XVI.

O suspeito, de 30 anos, tem antecedentes policiais e terá problemas de saúde mental, tendo sido detido no local, revelou a polícia. E já conhecido das autoridades por “determinadas circunstâncias” que não foram especificadas.

O jornal Vancouver Sun, citado pela agência de notícias espanhola Efe, refere que o suspeito tem problemas de saúde mental e que, quando estava a ser interrogado, pediu “desculpa” às pessoas que assistiam à cena, tendo-lhes pedido para não filmarem a sua cara com os telemóveis.

“Os nossos pensamentos estão com todas as pessoas afectadas e com a comunidade filipina de Vancouver durante este período incrivelmente difícil”, escreveu o presidente da câmara de Vancouver.

O primeiro-ministro canadiano, Mark Carney, afirmou: “Estou devastado por saber dos horríveis acontecimentos ocorridos no festival Lapu Lapu em Vancouver no início desta noite. Estamos todos de luto convosco”.

Uma testemunha disse à CTV News que viu um veículo preto a conduzir de forma errática na zona do festival, pouco antes de a multidão ser atingida. O Vancouver Sun afirmou que milhares de pessoas se encontravam na zona. “Não cheguei a ver o condutor, só ouvi o motor a acelerar”, disse Yoseb Vardeh, operador de um camião de comida, numa entrevista ao Postmedia.

“Saí da minha carrinha, olhei para a estrada e havia corpos por todo o lado”, disse Vardeh. “O condutor atravessou o quarteirão inteiro, foi direito ao centro da multidão.”

"Havia várias pessoas a voar", contou outra testemunha ao Vancouver Sun. "“Havia corpos na rua. Foram atropelados. Alguns já estavam mortos no local.”