Exclusivo

Internacional

Acontecimento internacional do ano: além da Guerra em Gaza, que outros momentos marcaram 2023?

A guerra entre Israel e o Hamas tem dominado os ciclos noticiosos, mas a guerra na Ucrânia também não apresenta sinais de resolução - e as coisas têm piorado para o lado de Kiev. Os desastres naturais em Marrocos, na Turquia, na Líbia e na Síria também foram um dos principais temas acompanhados pela redação do Expresso este ano, em conjunto com outros artigos sobre ambiente, nomeadamente sobre as subidas constantes de temperatura no nosso planeta. No início do ano, apoiantes de Bolsonaro invadiram as sedes dos três poderes em Brasília

FOTO Getty Images

O mundo assistiu à invasão das sedes dos três poderes democráticos, em Brasília, por milhares de adeptos do antigo Presidente Jair Bolsonaro, a 8 de janeiro. Houve mais de 300 detenções. Lula teve reação dura e o Governo federal assumiu o controlo da capital.

O conflito atingiu um impasse, sem avanços ou conquistas significativas de um lado ou do outro. A cidade de Avdiivka é agora ponto nevrálgico da guerra. O Presidente Volodymyr Zelensky disse em entrevista à revista “Time” que é necessária uma reorganização. O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, aconselha os que apoiam a Ucrânia a estarem “preparados para más notícias”. O conflito no Médio Oriente roubou atenção mediática e fez estremecer a continuidade do apoio financeiro dos Estados Unidos a Kiev. Caminhamos para o terceiro ano de conflito militar na Europa.