A pretexto de um episódio de há meses em que os Estados Unidos destruíram um balão chinês que alegavam estar a espiar o seu território, Joe Biden deixou implícito que Xi Jinping é um ditador. Insinuou ainda que o Presidente chinês não estava a par das movimentações do dispositivo então neutralizado
“A razão pela qual ficou tão chateado” quando foi abatido “aquele balão cheio de equipamento de espionagem é porque não sabia que [o dispositivo] estava lá”, explicou Biden. “É muito embaraçoso para os ditadores quando não sabem o que aconteceu”, continuou, acrescentando: “Quando [o balão] foi abatido, ficou muito embaraçado e até negou que estivesse lá”.
O Presidente dos Estados Unidos falava numa receção na Califórnia com doadores do Partido Democrata e na presença de jornalistas. “Já agora, prometo-vos, não se preocupem com a China [...]. A China tem problemas económicos reais”, disse o democrata de 80 anos, que está em campanha para a reeleição nas presidenciais de 2024.
Ainda a propósito de Xi, declarou: “Estamos num momento em que ele quer restabelecer uma relação”. Recordando que o chefe da diplomacia dos Estados Unidos, Antony Blinken, acabara de regressar da China, o inquilino da Casa Branca considerou que este fez “bom trabalho”, mas explicou que “vai levar tempo” a resolver a relação muito tensa entre as duas grandes potências. A rivalidade entre Pequim e Washington atravessou uma crise diplomática com o episódio do balão, em fevereiro.
Não é a primeira vez que Biden faz declarações marcantes em receções de angariação de fundos, iniciativas de pequena dimensão em que não entram câmaras, microfones e máquinas fotográficas, mas durante as quais os jornalistas podem ouvir e transcrever as observações introdutórias do Presidente. Foi num evento deste tipo, em outubro de 2022, que Biden falou do risco de um “apocalipse” nuclear desencadeado pela Rússia.