O Afeganistão é um país isolado desde que os Estados Unidos da América (e forças aliadas, sobretudo da NATO) concluíram a retirada do território, a 30 de agosto de 2021, depois de 20 anos de ocupação. Com a eclosão da guerra na Ucrânia, o país viu cair as atenções que lhe eram dirigidas por parte da comunidade internacional, estando a ser transportado de novo para a noite escura que atravessou em plenos anos 1990.
Exclusivo
Guerra na Ucrânia deixa o país mais infeliz do mundo para trás. E "os talibãs pensam as relações internacionais como vendem tapetes"
No ranking que avalia o nível de felicidade dos Estados, o Afeganistão aparece em 146.º. É o último neste indicador, mas está a ficar cada vez mais para trás em tantos outros. Depois de a guerra ter começado na Ucrânia, o país foi atirado para uma ainda maior alienação por parte da comunidade internacional. De acordo com Antonio Giustozzi, que serviu na Missão das Nações Unidas no Afeganistão entre 2003 e 2004, há ainda o problema da governação interna: os talibã estão à deriva