Uma equipa de 10 militares britânicos foi enviada para a Polónia com o objetivo de ajudar a reforçar a fronteira polaca com a Bielorrússia. As tropas chegaram na quinta-feira e é expectável que fiquem por alguns dias.
De acordo com o Ministério da Defesa britânico, citado pelo jornal “The Guardian”, a missão tem como objetivo “avaliar o apoio à situação atualmente em curso na fronteira com a Bielorrússia” e fontes ouvidas pela publicação garantem que não há planos para enviar militares para patrulhar a fronteira.
Durante os próximos dias está previsto que os militares visitem o local e vejam de que forma podem fortalecer a estrutura e arranjar aquilo que está danificado.
Ainda segundo as mesmas fontes junto do Governo britânico, o jornal “The Guardian” dá conta que o Executivo considera como apropriada a ajuda à Polónia uma vez que é “a Bielorrússia que está a empurrar os migrantes para a fronteira”.
O envio de tropas do Reino Unido foi feito na sequência de um pedido da Polónia, que já tinha recusado ajuda da Frontex, a agência europeia para o controle de fronteiras.
Só em outubro, quase 20 mil pessoas tentaram ultrapassar a fronteira entre a Bielorrússia e a Polónia. Neste momento, centenas de pessoas permanecem do lado bielorusso junto à vedação que separa os dois países. O Governo poloco já decretou o estado de emergência nas regiões da fronteira e enviou, também, 20 mil militares para impedir as entradas.