A vice-Presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, disse esta sexta-feira que o seu Governo está "muito preocupado" com a crise de migrantes na fronteira entre a Bielorrússia e a Polónia. "Estamos muito preocupados", disse Harris, numa conferência de imprensa durante a sua visita oficial à França, na qual assegurou que o Governo norte-americano está a "acompanhar de perto" os acontecimentos.
Vários milhares de migrantes que tentam chegar à Europa, oriundos sobretudo do Médio Oriundo, estão retidos em condições difíceis na fronteira entre a Bielorrússia e a Polónia.
A União Europeia (UE) e vários países europeus, incluindo a França, acusam Minsk de orquestrar este fluxo migratório, em particular através da emissão de vistos, em retaliação pelas sanções ocidentais impostas ao regime do Presidente bielorrusso, Alexander Lukashenko, após a violenta repressão dos seus opositores.
"Penso que o regime de Lukashenko está a promover atividades muito preocupantes", explicou a vice-Presidente norte-americana, acrescentando que abordou o tema durante a sua reunião com o Presidente francês, Emmanuel Macron, na quarta-feira.
Kamala Harris aproveitou para deixar um aviso ao Governo de Minsk, dizendo que "os olhos do mundo e os seus líderes estão atentos ao que acontece".