Internacional

1940 - Diário de uma Invasão

A partir de 10 de maio, o Expresso evocará as horas dramáticas da invasão da Holanda, Bélgica e França, faz agora 80 anos

Avanço de forças blindadas alemãs: a marca de um novo tipo de guerra, a "blitzkrieg"
Bettmann

Em Maio de 1940 as colunas blindadas nazis, coordenadas de forma perfeita com a aviação, iniciavam uma cavalgada que só terminaria seis semanas depois, com o reembarque das forças britânicas e a capitulação francesa. Nessas horas negras, em que a II Guerra Mundial parecia perdida, emergirão figuras históricas como Churchill, que prometerá que os britânicos lutarão nas praias ou nas montanhas mas nunca se renderiam, ou De Gaulle, que, aos microfones da BBC, apelaria a que a chama da resistência francesa nunca se apagasse.

Num registo diário, o leitor encontrará, entre 10 de maio e 18 de junho, uma reconstituição sintética com três componentes: os acontecimentos do dia, a explicação do seu significado e o desenvolvimento de um tema relacionado (personagens, tácticas, armas, discursos, etc). Fotografias da época ilustrarão esta descrição dos acontecimentos.

Saiba, portanto, tudo o que se passou há 80 anos e de que forma isso moldou o mundo de hoje, lendo estes diários no Expresso.