Internacional

Elizabeth Warren negoceia saída da corrida à nomeação democrata para apoiar Bernie Sanders

É uma das consequências da superterça-feira: a corrida à nomeação democrata prepara-se para ter definitivamente dois candidatos - Bernie Sanders e Joe Biden

Bernie Sanders e Elizabeth Warren
Justin Sullivan/Getty Images

A notícia é avançada pelo Washington Post: as equipas de Elizabeth Warren e de Bernie Sanders estão a negociar um desfecho especulado nas últimas horas e que se pode tornar real em breve - a senadora desistir e apoiar Sanders. Nesse sentido, estão a ser negociados os contornos do que seria uma "agenda liberal comum" que permitisse a Warren abdicar da corrida mas salvaguardar alguma da sua visão.

Nesta fase, e depois da superterça-feira, Joe Biden tem 433 delegados, dos quais 380 foram precisamente obtidos na agitada e prolongada noite que acaba de acontecer. Bernie Sanders dispõe de 328 delegados, dos quais 328 foram obtidos terça. Elizabeth Warren tem 36, dos quais 28 foram conquistados nesse mesmo dia.

Pete Butiggieg, que tinha vencido o caucaus do Iowa, e Amy Klobuchar já tinham desistido da nomeação democrata e decidiram apoiar o ex-vice presidente Joe Biden. Michael Bloomberg, que gastou mais de 500 milhões de dólares em anúncios para a sua campanha, também saiu da corrida para apoiar o antigo vice de Obama.

Para obter a nomeação são necessários 1991 delegados.