Internacional

Coronavírus. Trump aprova restrições de viagens que afetam Irão, Itália e Coreia do Sul

É a reação do presidente norte-americano à primeira morte por coronavírus nos EUA

Donald Trump autorizou restrições que afetam cidadão norte-americanos que tenham viajado para o Irão nas últimas duas semanas. Além disso, o presidente norte-americano desaconselhou viagens para Itália e Coreia do Sul. Trata-se da reação da Casa Branca no dia em que se soube da primeira morte nos EUA por coronavírus.

A pessoa que morreu é do estado de Washington, no noroeste do país, e não tinha viajado ou estado em contacto com pessoas doentes, confirma a Associated Press (AP). Ainda de acordo com a AP, as autoridades de saúde dos estados da Califórnia, Oregon e Washington estão preocupadas com a propagação do novo coronavírus pelas comunidades da costa Oeste, depois de se confirmar que três pacientes foram infetados por meios desconhecidos. Os pacientes - uma mulher idosa do norte da Califórnia com problemas crónicos de saúde, uma estudante do ensino médio em Everett, Washington e uma funcionária de uma escola da região de Portland, Oregon - não tinham viajado recentemente para o exterior ou tido contacto próximo com algum viajante ou pessoa infetada, de acordo com as autoridades.

Os casos anteriores nos EUA incluem três pessoas que foram evacuadas da cidade de Wuhan, centro da China, epicentro do surto; 14 pessoas que regressaram da China ou seus cônjuges; e 42 passageiros americanos no navio Diamond Princess, que foram levados para as bases militares dos EUA na Califórnia e no Texas para quarentena.

Convencidos de que o número de casos crescerá, mas determinados a impedi-los, as agências de saúde estão a intensificar os esforços para identificar os pacientes.