A Earth Alliance, organização ambientalista fundada por Leonardo DiCaprio, vai doar 5 milhões de dólares (aproximadamente 4,5 milhões de euros) para ajudar a Amazónia a recuperar após os incêndios das últimas semanas. De acordo com um comunicado daquela entidade, o dinheiro vai ser entregue a grupos locais e a comunidades indígenas com o intuito de financiar formas para proteger a floresta e evitar que algo assim se repita.
“A destruição da Amazónia está rapidamente a libertar dióxido de carbono para a atmosfera, destruindo um ecossistema que absorve milhões de toneladas de emissões de carbono diariamente e que que é uma das maiores defesas do planeta contra a crise climática”, refere a Earth Alliance num comunicado divulgado nas redes sociais.
Entre as organizações que vão receber parte do dinheiro estão a Associação Floresta Protegida, a Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira, o Instituto Kabu, Instituto Raoni e Instituto Socioambiental.
Foi este domingo que a Earth Alliance criou o fundo para ajudar a Amazónia, apelando às pessoas que doem o que puderem. Segundo a organização mais de 72 mil incêndios foram registados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) brasileiro - o que representa um aumento de 40 mil fogos comparando com o ano passado. A desflorestação é apontada como a principal causa.
Também no perfil pessoal de Instagram, o ator norte-americano lamentou os acontecimento e apelou à doação de dinheiro para ajudar a reconstruir a Amazónia.