Agora é a valer. O Governo brasileiro já sugeriu oficialmente o nome de Eduardo Bolsonaro, o filho do Presidente, para embaixador do país em Washington, nos Estados Unidos, informa o “G1”.
A informação foi avançada pelo ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo. “Foi pedido um ‘agrément’ [consulta diplomática] e esperamos a resposta americana, de acordo com a praxe diplomática. Mas tenho a grande certeza de que será concedido pelo Governo americano e que Eduardo Bolsonaro será um ótimo embaixador.”
Jair Bolsonaro, o Presidente do Brasil, já o havia anunciado na véspera, sem saber ao certo se a tal consulta diplomática já havia sido enviada. “A gente não está com pressa”, garantiu.
Hambúrgueres no frio do Maine
A intenção de Bolsonaro de indicar o filho para a embaixada brasileiro nos Estados Unidos foi conhecida perto do meio do mês de julho. Nesse mesmo dia, Eduardo Bolsonaro reuniu-se com Ernesto Araújo, que se disse favorável à nomeação do deputado federal do PSL-SP.
Depois de referir que esteve envolvido em questões fora das fronteiras como presidente da Comissão de Relações Internacionais da Câmara dos Deputados, Eduardo Bolsonaro revelou valências de outra natureza.
“Tenho uma vivência pelo mundo. Já fiz intercâmbio, fritei hambúrguer lá nos Estados Unidos, no frio do Maine, Estado que faz fronteira com o Canadá. No frio do Colorado, numa montanha lá, aprimorei o meu inglês. Vi como é o trato receptivo do norte-americano para com os brasileiros. Então, acho que é um trabalho que pode ser desenvolvido. Certamente, precisaria de contar com a ajuda dos colegas do Itamaraty [Ministério das Relações Exteriores], dos diplomatas, porque vai ser um desafio grande. Mas tem tudo para dar certo.”