Internacional

“Um grande dia para o mundo”. A primeira vez que um presidente americano pisa a Coreia do Norte

É o terceiro encontro entre os líderes dos Estados Unidos e da Coreia do Norte, mas nunca um presidente norte-americano tinha pisado solo norte-coreano. Aconteceu este domingo

Donald Trump foi o primeiro presidente dos Estados Unidos da América a entrar na Coreia do Norte. Encontrou-se com o líder norte-coreano, Kim Jong-un, naquele que foi o terceiro encontro entre os presidentes dos dois países. "É um grande dia para o mundo", disse Donald Trump depois de ter cumprimentado King Jong-un, cerca das 15h50 locais (7h50 em Lisboa).

O presidente norte-coreano afirmou que espera "ultrapassar as barreiras" graças às ligações com Donald Trump. O encontro não será suficiente para solucionar o delicado 'dossier' nuclear norte-coreano, mas é simbólico para os dois países, que antes se ameaçavam de aniquilação mutuamente.

Este encontro, que ocorreu na vila de Panmunjon, onde foi assinado o armistício (entre as duas coreias) de 1953, "significa que queremos pôr termo a um passado infeliz e tentar criar um novo futuro", afirmou ainda o Presidente norte-americano antes de uma reunião privada com o homólogo norte-coreano.

Donald Trump disse que vai convidar o líder norte-coreano, Kim Jong-un, a visitar Washington. "Vou convidá-lo agora mesmo à Casa Branca", afirmou Trump, depois de se encontrar com Kim na fronteira entre as coreias e momentos antes de ambos iniciarem uma reunião privada junto da linha divisória e da zona desmilitarizada (DMZ).