Internacional

Centenas de milhares de pessoas protestam contra o Brexit

As ruas de Londres estão repletas de manifestantes que exigem ter uma palavra a dizer sobre a saída do Reino Unido da União Europeia. Chama-se "Put it to the people march" e quer atingir o histórico recorde de um milhão de pessoas na rua

Getty Images

São já centenas de milhares de pessoas que, de Park Lane ao Parlamento, exigem um novo referendo, que devolva ao povo o poder de decidir sobre a saída do Reino Unido da União Europeia. Os números são avançados tanto pela BBC como pelo Guardian, que mostram imagens de uma multidão de manifestantes anti-Brexit.

Tom Watson, número dois do Partido Trabalhista, a primeira ministra da Escócia, Nicola Sturgeon, e Michael Heseltine, que foi vice da ex-chefe do Governo britânico Margaret Thatcher são os oradores previstos, juntamente com Chuka Umunna, que abandonou os trabalhistas para formar o Grupo Independente.

A organização da marcha "Put it to the people" quer tornar a exigência do voto popular um facto político tão evidente que seja "impossível de ignorar". Defende que uma grande adesão nas ruas permite "oferecer ao Parlamento uma solução" para a crise em que se transformou a negociação do Brexit que "ameaça o nível de vida dos britânicos, a economia e o emprego".

O percurso de 2,5 quilómetros nas ruas de Londres será cumprido com apelos a um novo referendo, numa marcha que "será lembrada aos nossos filhos e netos", diz a organização que tem como meta reunir 1 milhão de manifestantes.