Menos de duas semanas depois, regressam os cortes de estradas e o cenário de bidons e pneus a arder nas principais avenidas e estradas brasileiras. Convocados mais uma vez pela Frente Brasil Popular, os protestos “contra o golpe” e “pela democracia” começaram no início da manhã de hoje a provocar engarrafamentos na zona de São Paulo, com bloqueio dos dois sentidos da avenida 23 de Maio e da Marginal dos Pinheiros, segundo a imprensa. O mesmo cenário aconteceu no Rio de Janeiro e em Brasília.
Os protestos enquadram-se no Dia Nacional de Paralisações e Mobilizações pela democracia convocado pela Centra Única de Trabalhadores (CUT), a maior organização sindical brasileira com mais de 8 milhões de filiados.
De acordo com a CUT, ocorrem manifestações em 16 estados brasileiros: Bahia, Espírito Santo, Amazonas, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Distrito Federal.