Celebrar o impacto transformador da tecnologia e demonstrar a capacidade inovadora de Portugal é, nas palavras de Margarida Balseiro Lopes, a principal missão dos Portugal Digital Awards que, à semelhança de outras iniciativas, refletem o trabalho de empresas públicas e privadas. No entanto, assume a Ministra da Juventude e da Modernização de Portugal, que participou na sessão de abertura da cerimónia de entrega dos prémios, a "transformação digital só é bem sucedida quando colocada ao serviço das pessoas".
A governante acredita que "devemos encarar a tecnologia pelo impacto do digital na vida das pessoas e na simplificação do seu dia-a-dia", uma missão que, contudo, exige "trabalho e colaboração entre sectores público, privado, academia, e associações".
Ao palco subiram igualmente Carmo Palma, managing Director da Axians, e Gabriel Coimbra, group vice president & country manager da IDC Portugal, que deram as boas-vindas a uma plateia repleta de empresários, representantes dos 47 finalistas, selecionados entre as 340 candidaturas à 9ª edição dos Portugal Digital Awards. "A escolha dos finalistas tem sido mais difícil de edição para edição pois a qualidade dos projetos tem vindo a melhorar", afirmou a responsável da Axians.
"Foram mais de 2.000 as candidaturas que já recebemos em nove edições", acrescentou Gabriel Coimbra. O responsável da IDC destaca igualmente a evolução verificada, que ilustra as três vagas de transformação digital identificadas pela consultora - experimentação (2015/2018), alinhamento do investimento digital com o negócio (2019/2023), transformação real do negócio a partir do seu ADN (2024).
Das candidaturas que participaram na 9ª edição desta iniciativa estiveram representados dez sectores, com a incorporação da inteligência artificial (IA) a marcar presença em grande parte dos projetos. Impacto no negócio e utilização de tecnologias disruptivas foram as variáveis determinantes na seleção dos vencedores.
Entre os 18 vencedores da noite, destacam-se os prémios principais atribuídos a Maria José Campos, Administradora do Millennium BCP, que arrecadou o troféu de Best Digital Leader, e ao projeto Power Electronic Box, da Horse Aveiro, que levou para casa o Best Digital Transformation Project.
Conheça os vencedores dos Portugal Digital Awards e saiba mais sobre os projetos aqui
Digital Transformation Awards
Best Future of Intelligence Project
Infoassets - E-REDES
Best Future of Cust. & Consumers Project
Airgenious - Linde Saúde
Best Future of Work Project
GAMA - Fidelidade
Best Future of Operations Project
Power Electronic Box - Horse Aveiro
Best Digital Ecosystem Project
FIRMe - E-REDES
Best Digital Sustainability & Trust Project
Happy Hour - Elergone Energia | MC
Best Digital Startup Project
Viriatus - Cybers3c
Digital Industry Awards
Best Public Sector Project
Abono de Família Automático - Instituto de Informática, I.P.
Best Banking Project
Mortgage Hub - Millennium bcp
Best Insurance Project
GAMA - Fidelidade
Best Manufacturing Project
IN.Verso - INEGI
Best Energy & Utilities Project
Innowave - Águas e Energia do Porto
Best Retail & Distribution Project
ENDLESS - Sonae MC
Best Logistics & Services Project
SmartSorter - CTT – Correio de Portugal, S. A.
Best Health Project
LEAD - CUF
Best Education Project
BI Nova IMS - NOVA IMS, Univ. Nova de Lisboa
Best Cultural & Media Project
Licenciamento Digital - Audiogest
Digital Grand Awards
Best Digital Transformation Project
Power Electronic Box - Horse Aveiro
Best Digital Leader
Maria José Campos, Administradora, Millennium bcp
Este projeto é apoiado por patrocinadores, sendo todo o conteúdo criado, editado e produzido pelo Expresso (ver Código de Conduta), sem interferência externa.