Projetos Expresso

IA: empresas estão a aprender por experiência e erro

‘Quando a inteligência artificial (IA) é uma realidade – que futuro antecipamos para a IA?” é o tema que servirá de ponto de partida para o debate na 4.ª edição das Critical Sessions. O projeto da Axians, a que o Expresso de associa como media partner, decorre na próxima quarta-feira, 20 de novembro, a partir das 19h, no edifício Axians Creative Workplace, em Lisboa

D.R.

“Em Portugal há muita coisa a acontecer no terreno e as empresas, em diferentes sectores, estão já a desenvolver os primeiros projetos, a tirar partido dos resultados, e a perceber como é que vai ser a sua estratégia para a incorporação da inteligência artificial (IA) nos seus negócios”. É desta forma otimista que Rogério Carapuça avalia o trabalho que as organizações nacionais estão a desenvolver, com vista a tirar partido das oportunidades geradas pela IA.

20%

é o ritmo anual de crescimento da procura por soluções de IA em Portugal até 2026

Há, contudo, desafios a ultrapassar e, defende o presidente da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações (APDC), “as empresas estão a desenvolver os seus primeiros projetos, a aprender com eles para, sucessivamente, tirarem mais partido e aumentar a abrangência da utilização da inteligência artificial”. Ou seja, a aprendizagem está a resultar da experiência adquirida em cada projeto, seja ela positiva ou negativa. A prova disso, reforça o responsável, é a quantidade de projetos apresentados em diferentes iniciativas que premeiam a transformação digital, centrados no desenvolvimento de estratégias de IA como, por exemplo, os Portugal Digital Awards ou os Evolve. “O objetivo é mostrar ao público projetos de transformação digital que estão a decorrer em empresas portuguesas e que já estejam a produzir resultados”, explica.

Critical Sessions reúnem um conjunto de líderes empresariais de diferentes sectores da economia

Debate intimista promove discussão mais aprofundada

A 4ª edição das Critical Sessions contará com um modelo distinto dos anos anteriores, uma vez que decorrerá durante um jantar intimista, que reunirá um conjunto de convidados responsáveis por empresas de diferentes sectores.

O jantar será precedido pela intervenção de Manuela Veloso, cientista e atual investigadora principal na área de IA da JPMorgan Chase, que lançará o mote para a troca de experiências e para o debate que se seguirá. “É muito importante ter uma pessoa convidada para fazer o kick-off da conversa para depois contarmos com as diferentes perspetivas dos responsáveis por empresas grandes do nosso mercado, que estarão já muito empenhadas em fazer os seus primeiros projetos nessas áreas”, salienta o presidente da APDC.

O que é?

Critical Sessions é um evento anual exclusivo organizado pela Axians Portugal, a que o Expresso se associa como media partner, focado no futuro sustentável dos serviços e no seu impacto na sociedade. Todos os anos, um grupo de pessoas influentes é convidado a debater o impacto tecnológico, económico e social dos serviços, negócios e indústrias rumo a um futuro mais digital e eficiente. Nesta 4.ª edição, o tema é “Quando a inteligência artificial (IA) é uma realidade – que futuro antecipamos para a IA?”.

Quando, onde e a que horas?

A 20 de novembro, numa conversa à mesa de jantar à porta fechada, no edifício Axians Creative Workplace, na Avenida da República, em Lisboa, às 19h00.

Porque é que este evento é importante?

A IA é um dos tópicos quentes da atualidade e as empresas não podem perder o comboio da transformação digital que, obrigatoriamente, tem de incluir estas ferramentas. Definir uma estratégia de implementação da IA nos processos de negócio é o primeiro passo para a transformação. Quem não o fizer correrá o risco de perder competitividade e de conseguir diferenciar-se num mundo globalmente digital.

Este projeto é apoiado por patrocinadores, sendo todo o conteúdo criado, editado e produzido pelo Expresso (ver Código de Conduta), sem interferência externa.