Foi com natural expectativa que os 250 concorrentes dos e-Commerce Awards 2024 aguardaram pelos resultados. Após análise do júri, composto por Carlos Oliveira (board member e senior advisor de várias empresas), Vanda Jesus (head of iCapital Portugal), Diogo Teixeira (CEO Beta-i Portugal), Teresa Fiúza (vice-presidente executiva da Portugal Ventures), João Ribeiro da Costa (senior affiliated professor e head of digital transformation, UCP), Alexandre Teixeira dos Santos (general partner e co-founder da Chamaeleon), Pedro Norton de Matos (fundador da Greenfest e da Academia G), Carolina Afonso (CEO do Gato Preto e professora ISEG) Samuel Rodriguez (CEO e co-founder do E-Commerce News Group) e José Carlos Cortizo (CMO e COO da Product Hackers), os prémios foram atribuídos em oito categorias, cujos vencedores pode conhecer na galeria no topo do texto.
O e-Commerce Day, que foi transmitido online, ficou ainda marcado pela apresentação dos principais resultados do CTT e-Commerce Report 2024 e do relatório anual sobre a evolução do sector. João Bento, CEO dos CTT, defendeu que os novos negócios “devem ter oferta para todas as necessidades”, enquanto Alberto Pimenta, head of e-Commerce CTT, que apresentou o relatório anual, afirmou que “o mercado ibérico está a crescer de forma sustentável, entre 9 e 11 por cento”.
A inteligência artificial foi o tema dominante e Carolina Afonso (Gato Preto) foi muito clara: “Há uma série de ferramentas de inteligência artificial e podemos tirar partido delas”. Durante a tarde três painéis abordaram temas como “Impulsionar a sustentabilidade no comércio eletrónico”, “Inteligência artificial e inovação no comércio eletrónico” e "Logística de comércio eletrónico com tecnologia completa".
Conheça as principais conclusões:
- Especialistas acreditam que os compradores online, na Península Ibérica, podem chegar, este ano, aos 40 milhões – neste momento estão registados 31,4 milhões.
- “Portugal e Espanha crescem mais do que a média europeia. Portugal é um dos mercados que mais cresce, mas há um percurso longo a percorrer”, afirmou Alberto Pimenta.
- “É importante perceber o grau de satisfação dos clientes”, foi uma das mensagens da tarde.
- Roupa e calçado desportivo é o que mais se compra em Portugal e Espanha.
- “Acreditamos muito na inteligência artificial enquanto aumento da capacidade humana”, comentou Carolina Afonso.
- Sustentabilidade é cada vez mais decisiva na hora de comprar. Por isso, reciclagem e sustentabilidade são preocupações das empresas.
Este projeto é apoiado por patrocinadores, sendo todo o conteúdo criado, editado e produzido pelo Expresso (ver Código de Conduta), sem interferência externa.